sábado, 5 de junho de 2010

Linha Eco fashion: Uma moda bem consciente


Não é de hoje que estilistas estão de olho no consumo consciente. O conceito está saindo do manual da "boa conduta" para ganhar vida no mundinho fashion. Em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social, muitas empresas antenadas nos ajustes ambientais lançam ao mercado produtos ecobacanas para um público pra lá de exigente.


A Swarovski é uma empresa que apóia vários projetos ambientais e sociais no mundo todo e está lançando uma coleção para o Brasil. Inspirada no simbolismo do olho grego, conhecido como forte amuleto, a coleção se chama Ginga Collection e o mimo leva cristais aplicados nas cores da bandeira brasileira. "A cada 'olho grego' vendido, a Swarovski vai doar R$ 4,00 à Fundação Gol de Letra, instituída pelos ex-jogadores de futebol Raí de Oliveira e Leonardo Nascimento", explica Andrea Bedricovetchi, diretora da Swarovisk no Brasil.

Seguindo esse mesmo conceito, a designer de joias Rogéria Braga desenvolveu o colar "Coração Solidário", que reverte uma porcentagem do valor das vendas para instituições filantrópicas.

Preocupada com o crescimento sustentável do planeta, a Colcci lançou uma a coleção ecologicamente correta. A Eco Colcci é composta por camisetas de malha produzida com algodão orgânico certificado. Mas essa linha não é amiga da natureza apenas por conta da matéria-prima. As peças foram amaciadas por uma mistura natural, que tem como base a manteiga extraída das sementes do cupuaçu e os corantes para o tingimento vêm do urucum, da cúrcuma, da clorofila e do carmim.

Uma marca que já nasceu com a identidade ecofriendly é a Un.i, grife de lingerie, que acaba de lançar as linhas Eco Organic e Navy Eco Organic. As peças são feitas com algodão 100% orgânico.

Para não ficar por fora na hora das comprinhas, que tal as ecobags da Cantão? As sacolas da nova coleção, que a cliente ganha na compra de qualquer coisa da marca, estão ajudando a salvar o planeta.

Em São Paulo, o Coletivo Amor de Madre, loja contemporânea especializada na criação e venda de produtos de design e utilitários assinados por artistas e novos talentos lançou um corner de objetos lúdicos assinados pelos Doutores da Alegria. Toda a venda da coleção é revertida para a ONG. Na loja foi criada um projeto vitalício que reverte para o grupo um real (R$ 1) da venda de todos os produtos assinados pelo Coletivo Amor de Madre. Todas as peças do Coletivo acompanham um TAG destacável que valida a ação. O mesmo é depositado pelo próprio cliente em uma urna lacrada que só será aberta pela organização. Bacana, não?

A proposta de espaços oferecendo produtos e serviços 100% eco sustentáveis, aliando beleza e ideologia, está crescendo. Em Ipanema, no Rio, acaba de inaugurar a loja Eco Amazônia e, no Humaitá, a superdiversificada e recém inaugurada loja Mutações oferece moda adulta e infantil, móveis, acessórios e até bicicletas com compromisso de auxiliar no reaproveitamento de materiais.

Pensando em um lugar onde acima de tudo haja troca de informações do quê usar, de como usar, a Mutações também promove a integração de produtos de todas as regiões do país e do mundo. Cooperativas, ONGs, redes que apresentam produtos com selo ecológico de garantia. Os ambientalistas fashionistas agradecem!

Fonte:

http://www.bolsademulher.com/mundomelhor/eco-chique-100643.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário